sexta-feira, 1 de junho de 2012

Matsuri Dance! uma dança Brasileira?!


Eu confesso, eu realmente não sabia dizer o que era matsuri dance, todos que me perguntavam sobre isso, recebiam como resposta apenas: “É uma dança que tem nos eventos relacionados à cultura japonesa.” ... Até que então eu fiquei sabendo que matsuri dance não é uma dança japonesa, mas sim, Brasileira. 
É, isso msm! Matsuri dance é BRASILEIRO! O_o

Pra saciar a minha curiosidade sobre o assunto (eu nem sou curiosa, não msm... kkkk) fui, lógicoooo, pesquisar no google! (o que eu faria da minha vida se não existisse o google pra me ajudar numa hora dessas?!) Entre diversas resposta que encontrei, a mais explicativa é a do nem-um-pouco-conhecido Wikipédia kkkkkkk
Lá vamos nós mais umas vez...

Matsuri Dance é uma expressão criada no Grupo Sansey (Londrina-PR). 
Antigamente, era chamado de Bon Odori moderno mas como Bon Odori é uma expressão relacionada à festa em homenagem aos antepassados, o grupo Sansey criou essa nova denominação para diferencia-la. 

O Matsuri Dance é um fenômeno regional isolado contemporâneo que não deve ser confundido com o conjunto de tradicionais danças culturais japonesas conhecido como "Odori".

As primeiras coreografias nasceram no ACEMA (Maringá - PR), entidade que representa a comunidade nipo-brasileira, e são adaptações de partes do "Odori" à cultura pop japonesa.

Em geral, as coreografias do Matsuri Dance não guardam relação com a cultura japonesa tradicional, em que os passos representam diversos aspectos dos costumes, geografia, trabalho e regionalismos; porém há, em cada coreografia, uma alusão ao Bon Odori tradicional. Hodiernamente, o Matsuri Dance é realizado com a intenção de integrar pessoas, independendo de sua etnia, e tem se popularizado entre jovens fãs da cultura japonesa. 

Os temas das músicas utilizadas variam muito, combinados com coreografias que apresentam passos simples e que se repetem ao longo da música.

O Matsuri Dance se popularizou e atualmente é praticado em Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

As principais características do matsuri dance são a utilização de músicas J-Pop (na maioria dos casos, mas há exceções, como Matsumoto Bon Bom...  ), as Coreografias que tenham pelo menos um passo de Bon Odori tradicional e as Músicas com letras que, traduzidas, tragam mensagens boas (sem alusões a drogas, por exemplo).

As musicas mais atuais que compõem o matsuri dance até o atual momento (de acordo com o wikipédia) são:

  • Aikawa Nanase - Break Out (Grupo Sansey)
  • Aikawa Nanase - Bye Bye Boy (Grupo Sansey)
  • Aikawa Nanase - Yume Miru Shoujo Ja Irarenai (Grupo Sansey)
  • Arashi - ARASHI (Grupo Sansey)
  • Arashi - Kansha Kangeki Ame
  • Caramelldansen (Grupo Matsuri TAI)
  • Crystal Kay - Namida no Saki ni (Grupo Sansey)
  • DA PUMP - Rhapsody in Blue
  • Dev Parade - Bacchikoi!!! (Seinenkai de São Carlos)
  • Dj Ozma - Age Age Every Night (Grupo Sansey)
  • Do As Infinity - Honjitsu Wa Seiten Nari Honjitsu
  • Exile - Choo Choo Train
  • Happatai - Yatta!
  • Hillbilly Bops - Binetsu na Kibun (Grupo Sansey)
  • Kinki Kids - Hey! Wa
  • Kiroro - Runner (Grupo Sansey)
  • L'Arc~en~Ciel - Ready Steady Go
  • Masaharu Fukuyama - Peach (Grupo Sansey)
  • Matsumoto Bon Bon
  • Mihimaru GT - Kibun Joujou↑↑ (Grupo Sansey)
  • Morning Musume - Dansu Suru no da (Grupo Sansey)
  • Namie Amuro - I Love You
  • Naruto Ondo
  • NEWS - Baby, be my baby!
  • Orange Range - Ishin Denshin
  • Orange Range - Locolotion (Grupo Sansey)
  • Orange Range - Matsuri Danshaku (Grupo Sansey)
  • Orange Range - Shanghai Honey (Grupo Sansey)
  • Orange Range - Viva Rock
  • Orange Range - Ikenai Taiyou (Grupo Sansey)
  • Teriyaki Boyz - Tokyo Drift (Grupo MOE)
  • The Boom - Shima Uta (Grupo Sansey)
  • The Checkers - Giza Giza Hatto no Komori Uta
  • Younha - Houki Boshi (Grupo Sansey)
  • Yuki Kimura - Love and Joy (Grupo Matsuri TAI)
  • Zoo - YaYaYa (Grupo Sansey)


Eu adoro matsuri dance, embora eu seja péssima dançarina... (mas espero que meu caso tenha salvação, a partir desse domingo irei aprender a dançar com alguns amigos meus ^^ se tudo der certo, faremos um grupo! *--* )

O legal do matsuri é que é simples, e todos podem dançar, pq embora vc não saiba dançar, os passos são fáceis de pegar, e sempre, sempre, SEMPRE tem alguém num evento q dança pior q vc ou que ainda está aprendendo.. kkkk  

Algumas dicas: Use sapatos confortáveis se for dançar, e de preferencia, não esteja d cosplays que te privem de realizar certos movimentos, cuidados com as perucas tbm o/ pq no ultimo evento q eu fui, não tinha nada pra prender a franja da peruca, e toda vez q eu virava, a franja caia no meu rosto e eu me atrapalhava toda kkkk (A Nikki viu, e acho q quando ela ler isso vai rolar d rir lembrando dos momentos em q eu quase caí... kkkk) Pelo menos lá no evento (Kodama Df 2012) tinha um médicos e uns bombeiros pra me socorrer caso algo ruim acontecesse... (Tipo um infarto por excesso de cenas yaoi ao vivo hahaha)

Então, vou deixar alguns vídeos aki das musicas mais populares (na minha opinião) treinem, dancem e se divirtam bastante, mas cuidado com os pés das outras pessoas.. (a coisa mais comum no matsuri dance é alguém se atrapalhar e pisar o outro... mas é só pedir desculpas e continuar dançando! Kkk)
 vale a pena conferir, é muito divertido! ^^

Grupo Matsuri Atsui

Gostei bastante desse grupo, principalmente pq eles tem uma versão "Slow Motion", que ajuda a pegar os passos mais rápido (ou mais devagar, se é q vc's me entendem rsrsrs) essas versões vc's podem procurar no youtube, o/ se eu colocar aki o post vai ficar muito grande =P 

  
Caramell dansen  (adoro *--* )


Bye bye boy


Tokyo Drift


Yume miru shoujo ja irarenai (a primeira musica q eu dancei num evento com a Nikki-chan *--* foi um desastre, mas foi divertido kkk)


Ya ya ya (Estou te seduzindo, estou te seduzindo! kkk)


Love & Joy (a musica me lembra Vocaloid *-* )


I Love you (amooo essa musica, ela é muito fofa! *---* )


Rhapsody in Blue (essa musica me traz belas lembranças *--* )


E pra finalizar, vou colocar só mais um videozinho (q não é do grupo atsui, mas sim do grupo Kyoushin) Esse me intriga muito...  Como essa guria consegue mexer os braços assim?! O_o me ensina, me ensina! parece o Bob esponja! *---*

Age age every night


Bem, o post d hj foi um pouco grandinho neh? ^^'
Mas espero q vc's tenham gostado!

Ja ne~ 
Bjinhos  e até a próxima! *3*

Nenhum comentário:

Postar um comentário