domingo, 11 de março de 2012

Cosplay e Preconceito

Trago aqui um post da minha amiga Shiro, que ela deixou salvo em rascunhos quando viu que tinha um outro bem parecido por aqui, mas eu nunca acho demais ressaltar o preconceito (e o pré-conceito) que existe entre nós.
Como a Shiro está sem net não deu para ela colocar as imagens, mas eu coloquei algumas para ficar mais "kawaii desu".

yoh minna-san!

hj resolvi falar de um assunto muito sério! ù.ú (calma, não vão bloquear a net dos otakus, nem tirar todos os sites d anime do ar hehe)

Andei pensando muito no assunto ultimamente, não só o preconceito com os otakus mas tbm o preconceito dos otakus.

As maioria das pessoas "normais" (é melhor falar dessa maneira, neh?) acham cosplay estranho, quando veêm um na rua, já pensam: "Abriram a porta do inferno!", "esqueceu de crescer, infeliz?", "PQP, q merda é essa?!", "meu Deus, o mundo tá perdido", "não olhe pra eles filho, são doentes", "alguém chame a policia?!" entre outros comentários q é melhor nem citar....
Eu constantemente passo por situações em q saio na rua e as pessoas me olham torto, fazem piadinha, ou resmungam coisa feias, como se eu fosse um alien de outro planeta, e olha q na maioria, nem é cosplay! só algumas roupas pretas, ou algo meio q é e não é cosplay... O.o

pra mim, Isso é preconceito contra algo diferente!
Se eu saísse na rua usando um short q mais parece uma calcinha infantil, um topzinho q mostra tudo e desse bola pra qualquer homem q passasse de carro perto d mim, ngm falaria nada! achariam até normal! O.o

Mas, por outro lado, tem as pessoas q não entendem nada, mas quando vêem alguém trajando seu cosplay na rua, acham divertido, falam q tá legal, pedem pra tirar foto, perguntam pra onde o cosplayer está indo vestido assim, e etc. Já me disseram coisas assim tbm! *-* fico até feliz de lembrar.. nem todas as pessoas "normais" são chatas e preconceituosas!

Mas, e o preconceito q existe entre os otakus?! realmente existe?! alguém pergunta

Eu respondo: Existe sim!
Querem exemplos?

Crossplays, são alguns q são bastante afetados, principalmente quando são garotos... só pq um Garoto se veste de menina, não quer dizer q ele seja gay! e o msm vale pras meninas! Todos tem o direito de fazer o cosplay q quiser, independente do sexo!
Um exemplo de Cosplayer e Crossplayer é a Nikki-chan fez o cosplay de mizore do Rosario+vampire (uma garota) e já está terminado seu cosplay de Ciel do Kuroshitsuji (um garoto), ela é hetero, e não tem preconceitos, claro, Simplesmente faz os cosplays dos personagens q gosta, não importa se é menino ou menina, eu admiro isso. ^^

E eu tbm pretendo fazer isso, já estou planejando meu cosplay de Alois Trancy pra fazer com a nikki! ;D
Eu amo esse cosplay, o corte esta perfeito, ainda corto meu cabelo assim (by: Nikki)

outro exemplo de preconceito dos otakus:

A aparência física e a cor da pele.
Eu antes me importava muito com isso, tinha preconceito contra mim msma nessas questões, mas felizmente o mundo gira e as pessoas mudam!

"Se o personagem "X" tem pele branca, um negro ou moreno não pode fazer cosplay dele." é o q muitos pensam, mas eu penso o seguinte:
Se o objetivo principal do cosplay é se divertir vestido como o personagem q vc mais gosta, não importa se vc não se parece com ele, o q importa é vc se divertir muito com seu cosplay!
Blog desse cosplay: http://densetsunobaka.blogspot.com

a física q vc tem e a do personagem.outra questão é:
"gordos não podem fazer cosplay de personagens magros, nem magros podem fazer d gordos."
acho q não preciso repetir o q penso disso, certo?

Cosplay gordo (e muito kawaii *-*), esta parecendo com a peruca da Lizzy...

E tem gente q tbm tem preconceito com cosplays "ousados" (roupinhas curtas, cosplay hentai e etc.)... se a pessoa quer mostra o corpo por aí vestida no seu cosplay, não tem nada a ver, o problema é dela.
A pessoa q faz esse tipo de cosplay, na minha opinião, é muito corajosa e merece o meu respeito! u.u
Eu até gostaria d fazer um cosplay mais sensual, mas eu sou tímida e roupas muito ousadas me assustam ^^' (trauma depois de andar de pijama no evento, provavelmente...)

Cosplay ousado (ta melhor que a Milla Jovovich hihi)
Eu sou morena, tenho 1,65 de altura e não tenho akele corpão sensual q nem o da may shinarui, (na verdade, eu acho q estou bem proxima d ser a hatsune miku, fisicamente) mas nem isso pode me impedir d fazer os cosplays da sexys, gostosa e turbinadas dos animes, nem daqueles personagem fofos e de pele branquinha como a neve... u.u

E tem cosplays q ficam muito legais msm sem a pessoa se parecer com o personagem!
Espero q depois d ler isso, vc's pensem bem se estão, ou se já estiveram tendo esse tipo d preconceito sem perceber, é bom lembra q cosplay é pra se divertir, não pra agradar os outros!

Viva ao Cosplay sem Preconceitos! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário