terça-feira, 17 de abril de 2012

Por que as pessoas sentem dificuldades em fazer amigos?

Toradora
 Finalmente a nossa pesquisa ficou pronta, depois de interrogar e incomodar algumas pessoas no facebook que julgamos frequentar eventos de animes vamos postar os resultados, mas antes uma introdução básica para entenderem o motivo da pesquisa.
 Quem se lembra da primeira vez em que foi em um evento vai entender o que eu quero dizer, você vê aquele monte de otakus andando em grupo, brincando, se divertindo e etc. Como todos já devem saber essas pessoas se conheceram lá (pelo menos a maioria), já que em eventos vão praticamente as mesmas pessoas, é inevitável que com algum tempo você faça amigos.
 Mas para se fazer amigos (para os assanhadinhos já vou dizendo que isso é uma pesquisa baseada em se fazer amigos kkkkk) você precisa conversar, basta rever o seu "histórico de amigos", todos eles (exceto primos e os que nasceram contigo) alguém foi lá puxar conversa para ser o que é hoje.
 Na minha opinião eu acho que aquela frase "escolhemos nossos amigos" não é totalmente verdade (apesar de ter usado como exemplo para as pessoas quem eu 'interroguei') nós escolhemos as pessoas com quem queremos falar, mas se vamos se tornar amigo delas ou não é algo que simplesmente acontece, só sabemos que somos amigos mesmo quando ouvimos os problemas de alguém e contamos nossos problemas para essa pessoa (minha teoria básica kk).
Kuroshitsuji II
  O objetivo da pesquisa era além das respostas verificar como as pessoas reagiam a um estranho falando com elas, antes de começar a pesquisa eu estava em um momento sóbrio da minha vida (quando a Shiro ficou sem net) e comecei a adicionar novas pessoas para "forçar a barra" mesmo, vou postar sobre isso aqui também, acho que serve para que possam entender mais sobre o assunto.
 Querer falar com alguém não é difícil, o que complica é conseguir fazer isso, acredite, todas as pessoas que eu perguntei (todas mesmo, até as que parecem ser mais desinibidas) tem algum receio na hora de falar com alguém, é como se alguma coisa estive-se impedindo elas, os motivos que me contaram foram muitos.
 Mas vou deixar os motivos para depois, agora vou amenizar um pouco esse medo de falar com desconhecidos (prestem atenção, são para pessoas de eventos, aquelas que devem ter mais ou menos a sua idade, não é para sair por ai falando com qualquer um na rua). De todas as pessoas que eu conversei (isso foram mais de 20), apenas uma foi o que possa considerar mal-educada, ISSO MESMO, APENAS UMA (ninguém tem obrigação de falar com ninguém, mas ser educado é essencial). As demais foram muito simpáticas, não pareciam se incomodar (ou não disseram se estavam) fiz até alguns amiguinhos. Resumindo, os medos que vou citar são muito improváveis de acontecer).
Sakura Card Captors
 O motivo mais comum foi a vergonha, pessoas tímidas tendem a ter mais dificuldades de falar com desconhecidos, em alguns casos a pessoa apenas não conseguem se "soltar" com estranhos, mas depois que adquire uma certa "intimidade" ela se sente confortável perto da pessoa e fica realmente doida (eu sou esse caso). Nos piores casos a pessoa não consegue conversar com ninguém mesmo, tendo vergonha extrema de se mostrar (que nem a Hinata do Naruto).
 A vergonha, apesar de ser o principal motivo é causada pelos outros motivos, ou seja, ela é apenas uma mistura de tudo que você tem medo que aconteça ou que a outra pessoa diga.
Ouran High School Host Club
 Um medo bem citado foi da pessoa ser arrogante com você (não disseram arrogante, mas essa é uma palavra que encaixa tudo que falaram), ou seja, ignorar o que você diz, se achar melhor, te dar uma tirada, fazer pouco caso da sua presença e etc. Lembrem-se disso: agradeçam as pessoas que fizerem isso com vocês, assim você se afastam delas rapidamente, creio eu que ninguém quer ter alguém desse nível como amigo.
 A beleza também intimida, e muito, você pode querer apenas ser amigo, mas só dela ser bonita demais você se sente inferior para falar com ela (outra palavra que ninguém usou, mas é isso mesmo que acontece, já que as pessoas usaram termos como "mais bonitas do que eu" ou "eu sou feio demais para isso"). Mas uma coisa que devem saber é que a aparência não significa nada, só porque uma pessoa é feia não quer dizer que ela seja humilde e só porque ela é bonita não quer dizer que ela seja arrogante, você só vai saber se conversar.
School Days
É muito comum uma pessoa sorrir para você, conversar contigo e com um tempo mostrar realmente quem é, são os famosos falsos, aqueles que são uma coisa perto de você ou virtualmente e quando você conhece melhor ou pessoalmente vê que não é nada disso (não conheci ninguém assim, mas esse tipo esta solto pelo mundo). Eu realmente valorizo mais aqueles que se mostram arrogantes desde o inicio do que aqueles que fingem ser o que não são, tudo é uma questão de personalidade.

Lovely Complex
 Saindo do assunto ruim, vou falar o que mais atraem as pessoa, essa foi outra pergunta que eu fiz, e a resposta mais comum foi o que a pessoa aparenta ser.
 Pessoas bonitas chamam muita atenção mesmo, mas uma mistura perfeita é beleza com diversão, se você olha para alguém e ver que ela é divertida, você se sente atraído a falar com ela, afinal quem não quer ter amigos divertidos por perto?
 Muita vezes alguém que é sorridente dotado de pouca beleza chama mais atenção do que alguém bonito e emburrado (que a deusa Haruhi me desculpe, mas é a verdade). Quando vemos alguém emburrado logo nos sentimos intimidados, então você quer fazer amigos, apaga essa cara de 'me gusta' (o meme sabe kkk) e poe um sorriso ai, que os outros que virão até você.
 Mas não custa dizer, se quer algo corra atrás, se não você não merece.
Uta no Prince-sama
O motivo mais obvio, que acho que todos sabemos, que é líder em unir amigos, são os gostos em comum, se você é rockeiro, você vai querer amigos rockeiros (tanto que a maioria dos otakus me disseram que só fogem de pessoas que escutam funk).
 É natural as pessoas procurarem alguém que tenha o mesmo gosto que elas, para poder conversar sobre isso, discutir e etc, por isso mesmo quem é otaku quer ter amigos otakus.
 Mas ignorando isso de gostos iguais, acho que amizade vai bem além disso, eu mesma tenho uma amiga que é funkeira, ela até fez um funk e eu fiquei muito feliz por ela *-* (minha amiga de quase seis anos, aprendemos a viver com nossas diferenças, eu escuto funk quando estou com ela e ela escuta rock quando esta comigo). As vezes, quem menos esperamos, acaba se tornando nosso grande amigo, aquele que você sabe que sempre vai estar contigo.

Angel Beats (reparem na diferença que há entre os personagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário