Principais tipos de sake:
- Junmai-shu – É o sake mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.
- Honjozo-shu – Tem pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o sake mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.
- Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse sake é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.
- Daiginjo-shu – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de sake que exige muito trabalho em cada nível do processo.
- Namazakê – É o sake que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.
- Nigori-zakê – Não é filtrado.
O sake também é feito no Brasil, sendo as empresas mais comuns a Sakura e a Azuma Kirin, mas é claro que as tradições e o modo como são servidas no Japão não são seguidas aqui no Brasil, e nem mesmo necessárias, afinal temos uma cultura muito diferente da japonesa, muitos hábitos japoneses não são adequados a nossa cultura e vice e versa.
Fonte de informações: www.culturajaponesa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário